Assim Conseguiu Hernán Cortés Derrubar O Império Mais Brutal Do Que Foi Conhecido América 2

Assim Conseguiu Hernán Cortés Derrubar O Império Mais Brutal Do Que Foi Conhecido América

Qual era o segredo do capitão espanhol? Cortês, um fidalgo desprovido de Medellín, percebeu logo do que podia utilizar, em benefício português o ódio dos povos dominados pelos astecas. Seu avanço em direção a capital asteca, tornou-se uma pesquisa de tesouros e, ao mesmo tempo, uma revolução tribal contra o poder acordado.

Longe da imagem pretendida por a Lenda Negra, Cortês exibiu uma grande inteligência política e de um surpreendente verbo no decorrer da sua conquista. Montezuma ficou encandilado da figura do português em uma mistura de síndrome de Estocolmo e estranha amizade para com o homem que objetivava derrubar o seu império. Em oito de novembro de 1519, iniciaram a viagem definitiva pra Tenochtitlán os 400 espanhóis sobreviventes, acompanhados de 15 cavalos e 7 canhões, que passariam pra história como os principais responsáveis pelo colapso do estado asteca.

O Império asteca, foi a criação política mais poderosa do continente que, segundo as estimativas, foi povoada por 15 milhões de almas e controlado através da cidade-estado de Tenochtitlan, que floresceu no século XIV. Os sacrifícios humanos em massa eram um instrumento chave no sistema asteca. A Cada ano entre 20.000 e 30.000 pessoas, capturados entre as tribos vizinhas, eram inmoladas nestas cerimônias. Centenas de tribos celebraram com júbilo o desaparecimento daquela máquina de matar que, define Maria Elvira Rocha Barea, como “um totalitarismo sangrento fundado em sacrifícios humanos”. Como aponta a historiadora australiana Inga Clendinnen, lamentar a queda do Império asteca, é como perceber o pesar da derrota nazista na Segunda Guerra Mundial.

Hernán Cortés aproveitou em favor português este ódio estendido. Em seu caminho pra Tenochtitlán, os conquistadores conseguiram o apoio dos nativos totonacas da cidade de Cempoala, que deste jeito se libertavam da opressão asteca. Após vencer militarmente a outro público nativo, os tlaxcaltecas, os espanhóis conseguiram agrupar a tuas tropas também a milhares de guerreiros desta etnia.

O plano de Cortes para vencer um exército que lhe superava desproporcionalmente em número, dessa maneira, se fundou em absorver às tuas hostes soldados locais. Junto aos quatrocentos espanhóis, desenvolviam 1.Trezentos guerreiros e 1.000 carregadores índios, que abriu caminho à força até a capital. Além do ódio comum contra o terror semeado pelos astecas, o conquistador espanhol percebeu outro sintoma de debilidade no sistema imperial e o usou até tuas últimas conseqüências.

apesar do mal-estar crescente pelas ações dos conquistadores espanhóis, Moctezuma dirigiu a pedido de Cortés um discurso conciliador na frente do seu público, onde foi reconhecido como um vassalo de Carlos I e pediu render obediência aos estrangeiros. Após um ataque surpresa, Cortés se impôs aos seus compatriotas, que bem como lhe eram superiores em número, e conseguiu voltar meses depois, com alguns reforços para Tenochtitlán, onde encontrou uma cidade sublevada contra os espanhóis. E é que com os rumores de conspiração dos tenentes de Cortés tinha ordenado a morte de alguns ilustres astecas, que lhes pareceram suspeitos. Durante alguns dias, os europeus tentaram utilizar a Moctezuma para acalmar os ânimos, entretanto foi em vão.

  1. 35% dos adolescentes espanhóis destacam ter sofrido assédio ‘online’
  2. três Não exijas mais nada
  3. “Perdoe-me, contudo devo chamar a polícia…é que você me roubou o coração”
  4. Villarreal B: Toño: “Há que continuar portanto”
  5. A Confraria e Irmandade de Jesus, o Nazareno: Sacramental desde 1801
  6. No dia seguinte, introduza esse ingrediente residual dentro do recipiente e guarde-o em sua carteira
  7. Frases de carinho pra Instagram

Na chamada Noite Triste, trinta de junho de 1520, Cortés e seus homens viram-se obrigados a escapulir desordenadamente da cidade, cercado pelos astecas, que lhes provocaram centenas de baixas. Não obstante, poucos dias depois, foi travada a guerra de Otumba, onde os espanhóis deram conta da superioridade militar das técnicas europeias. Tampouco os habitantes da região mexicana conheciam o ferro e, ademais, suas armas estavam adaptadas a uma forma de fazer a batalha, que se descreveu contraproducente pela guerra contra os europeus.

Sobre o uso da pólvora, antes de sua primeira visita à capital asteca, Cortés determinou uma amostra do funcionamento dos arcabuzes contra os emissários de Moctezuma para que dessem fé do potencial das armas europeias. O que espalhou o terror entre a população, a quem o simples ruído dos arcabuzes lhes causava espanto.

A raiz do cerco desfecho de Tenochtitlán, o desgaste provocado entre os sitiados por doenças vindas do Velho Mundo, foi o golpe grátis para os restos da suporte imperial. Certas doenças epidémicas desconhecidas até assim sendo no continente americano, a varíola, o sarampo, as febres tifoideas, o tifo e gripe dizimaram a população e abriram a porta pra vitória de toda a Mesoamérica. Na semana passada soube-se que Javier Bardem vai estrelar uma série sobre isto Cortês, produzida na Amazon, e pelo diretor Steven Spielberg. A ficção, com duração de quatro horas, irá pesquisar como a ligação entre o conquistador e Montezuma mudou a história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Rolar para cima