Conquista Do México 2

Conquista Do México

Em janeiro de 1516 morreu Fernando, o Católico, e desse jeito havia decorrido quase um quarto de século desde os descobrimentos colombinos. Francisco Jiménez de Cisneros exerceu muito em breve a regência de Castela. Em Portugal agora se tinham notícias de que no território ignoto havia povos “muito ricos em ouro e outros metais preciosos”.

Esta foi controlada pelo bispo de Burgos, Juan Rodríguez de Fonseca, que, por tua vez, designou como tesoureiro a Sancho de Matienzo e como contador João Lopes de Recalde. Com a morte do cardeal Cisneros, em outubro de 1517, os assuntos mantimento do Império português recaíram, o bispo de Burgos. Anos antes, em 1514, o almirante e governador das ilhas do mar do Caribe Diego Colombo e Moniz Perestrelo tinha sido chamado a comparecer diante o rei Fernando, o Católico, por sua má administração.

Em vista disso, o cardeal Cisneros enviou como substitutos aos frades jerónimos Luis de Figueiredo, Bernardino de Manzanedo, Alonso de Santo Domingo, e João de Salvatierra pra ilha Espanhola. Então Diego Velázquez de Cuéllar era o tenente de governador da ilha Fernandina (Cuba). Residente pela cidade de Baracoa, estava sujeito às ordens, mais de nome que, na verdade, de Diego Colombo.

  • * Quando o carinho não é loucura, não é carinho. (Pedro Calderón de la Barca)
  • Lançar uma moeda, se der cara você continuar comigo e se sai cruz, eu fico contigo
  • Juntico A Ti (Fabián Currais)
  • 4 4. A primeira mensagem é muito significativo

O governador Diego Velázquez pagou um bergantim, conseguindo também as permissões necessárias diante dos frades jerónimos para realizar a expedição, em razão de era o quesito de mencionar com a sua aprovação. Ele contratou como piloto superior a Anton de Alaminos, e como pilotos auxiliares Pedro Carvalho de Triana e Juan Álvarez “o Manquillo” de caxias do sul.

Como capelão viajou frei Alonso González, e como veedor Bernardo fernandes, paula cristina. Cuba realizando muitas escalas. Yucatán, tendo chegado nos primeiros dias de março para a Ilha desabitada Mulheres. Nesse ambiente, encontraram diversas figuras de mulheres nuas dedicadas à deusa maia da fertilidade Ixchel. Posteriormente cruzaram para a costa norte da península de Yucatán, avistando Ekab, ambiente que foi batizado como o “Gran Cairo”. A expedição seguiu navegando a costa norte da península. No dia 22 de março chegaram a Can Pech, batizando o recinto como porto de Lázaro e desembarcaram pra providenciar-se de água.

Enquanto se abasteciam, os expedicionários foram cercados por um grupo de maias que questionaram a sua presença, asombrándose quando os nativos relataram ao oriente, postando: “castilán”, “castilán”. Os espanhóis foram conduzidos pra população próxima, onde foram bem recebidos e lá puderam constatar que em um templo se encontravam paredes manchadas de sangue de um sacrifício pouco tempo atrás realizado. Então o halach rei advertiu os visitantes que deveriam sair da corporação ou, caso contrário, iniciaram as hostilidades, perante o qual Hernández de Córdoba determinou aos seus homens pra zarpar neste momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Rolar para cima